31 de março de 2009

Grafeno e a Lei de Moore

Bom, voltemos à década de 80 e 90, onde se falava no máximo em KB de memória e/ou de armazenamento. Um disquete de 700KB era alta tecnologia. Poderia levar todo o Windows no disquete (mais ou menos o que fazemos hojes com máquinas virtuais e sistemas operacionais completos). Uau! Enfim, foi muito importante, mesmo sendo muito pequeno. Foi o início, e todo início é simples e de pouca complexidade. Vamos dar um pulinho. Chegamos à época que uma memória decente é uma de 64 ou 128MB. Era do windows 98. A computação dava seus passos pouco a pouco. Vamos adiantar e entender o propósito desse artigo. Hoje, 2009, estamos na época dos:

4GB de RAM DDR3 1333MHZ PC-10660 – Triple-Channel;

1 TB de HD SATA II ou SCSI;

Intel Xeon ou Intel Core 2 Quad de 3.0 GHz – com coler feito à base de água (watercolers);

Motherboard da ASUS que já vem com mais de 10 USBs, uma rede onboard de 10/100/1000, som onboard 7.1, HDMI, entre outras tecnologias;

As Nvidia da vida que chegam aos 1GB de RAM. Com processamento que eu não consigo nem descrever;

Neon pra gabinete. E os gabinetes mais futuristas. Fontes 1000W.


Hoje você não consegue ter um pc desse sem ter que gastar R$ 5000,00 ou mais como antigamente você tinha que pagar para ter 10MB de HD. Rssrs.

Enfim, a tecnologia é mostruosa. Vamos ao ponto desse artigo, qual é a matéria-prima para quase toda tecnologia? É um elemento químico, muito abundante, representado pela letra Si. Yeah! Silício! Ele mesmo. É a matéria-prima a partir de tudo, de tudo e para tudo na informática.
Agora, cientistas quiseram mudar (Eu não quero mais o silício gente – imagina um cara falando isso num comitê de tecnologia. Rsrs). Sério agora... Acharam um tal de grafeno. Esse amiguinho é muito melhor que o silício. Eu não fiz doutorado em química, então deixo um artigo explicando sobre o grafeno abaixo:



O que é
"O grafeno é um material encontrado no grafite e em outros compostos de carbono. Bastante abundante e de estrutura significativamente estável e resistente, ele pode ser a chave para a produção de transístores de apenas 0,01 µm, indo além do limite teórico de 0,02 µm, pelo qual os transístores possuiriam apenas dois ou três átomos de espessura e poucas dezenas de átomos de comprimento, aproximando-se dos limites físicos da matéria."

Quem descobriu e o porquê é tão superior
"Cientistas do Departamento de Engenharia Elétrica e da Ciência da Computação (EECS) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), sacudiram a comunidade científica e da indústria do hardware, ao anunciarem o descobrimento de uma matéria capaz de prover de 500 a até 1.000 Ghz (1 Terahertz) de velocidade para os futuros chips! A matéria “milagrosa” atende pelo nome científico de Grafeno, descoberto em 2004 e que é uma espécie de composto de átomos de carbono densamente unidos em estruturas que mais parecem os painéis das colméias de abelhas (cadeia aromática policíclica de hidrocarbonetos), e que servem ainda como estruturas básicas para alguns alótropos do carbono, tais como o grafite e os nanotubos de carbono.

O segredo em se conseguir velocidades tão absurdamente elevadas está na condutividade elétrica do composto, que se dá de forma extremamente elevada, reduzindo a níveis desprezíveis a geração de calor.

Os professores assistentes do EECS, Tomas Palácios e Jing Kong, juntamente com os estudantes Han Wang e Daniel Nezich, construíram inclusive um protótipo de chip de Grafeno, capaz de multiplicar as freqüências dos sinais elétricos.
Segundo informaram os cientistas, enquanto que a atual tecnologia de multiplicar os clocks dos processadores gera ruído de sinal, necessitando consideráveis filtros e energia, o chip de Grafeno utiliza apenas de um único transistor com saída cristalina, dispensando assim de filtros de eliminação de ruídos.

Palacios informou que a descoberta será discutida em maio, durante o simpósio técnico-científico Electron Device Letters e já adianta que os chips de Grafeno serão o futuro da computação pós-moderna, podendo chegar ao mercado dentro de 1 ou 2 anos."

Abaixo temos palavras do carinha que descobriu
"As teorias diziam que um filme de carbono com um átomo de espessura jamais poderia ser estável", diz Geim. "Mas, se acreditássemos em tudo o que os teóricos dizem, não teríamos chegado aonde chegamos.

O grafeno, filme de carbono ultrafino, foi descrito em outubro de 2004 por Geim e sete colegas num estudo na revista "Science". Já existem pelo menos 20 grupos de pesquisa experimental dedicados a ele no mundo. A última de suas peripécias acaba de ser revelada: foi observado nesse material um fenômeno que se achava que só acontecesse em buracos negros.

Mesmo sendo tão jovem, o grafeno já é um dos materiais mais cotados para substituir o silício na fabricação dos chips de computador no futuro.

Não só o silício: por ser de obtenção barata, ele também pode aposentar precocemente os nanotubos de carbono, considerados o material-maravilha da nanotecnologia --e que têm rendido os tais resultados bacanas que Geim tanto despeitava.

"O que quer que você possa fazer com os nanotubos você pode fazer com o grafeno", afirmou o cientista à Folha.

Por aí passa principalmente a fabricação de circuitos que possam fazer a indústria microeletrônica continuar por mais um tempo seguindo a lei de Moore --segundo a qual o número de transistores em um chip dobra a cada 18 meses. Essa regra vem sendo cumprida desde os anos 1960 pelos fabricantes de chips de silício. Mas o silício não é infinitamente miniaturizável: ele perde estabilidade na escala nanoscópica.

Os nanotubos de carbono foram durante algum tempo considerados uma alternativa promissora da nanotecnologia ao silício, por funcionarem bem quando este rateia.

O problema é que a tecnologia para produzir os tubinhos é sofisticada e cara demais. Além disso, é difícil fazer nanotubos homogêneos, condição necessária para a produção de chips.

O grafeno tem uma vantagem sobre o silício de funcionar melhor quanto menor a folha. Apesar de ser feito apenas de carbono, o material se comporta como um metal, conduzindo eletricidade virtualmente sem perdas --ao passo que, no silício e em outros semicondutores, os elétrons se chocam uns contra os outros, dissipando energia em forma de calor. "Essa é uma das descobertas mais notáveis sobre o grafeno: ele permanece um metal mesmo na ausência de portadores de carga [elétrons]", diz.

O efeito faz parte das esquisitices da física quântica, que rege o mundo do muito pequeno. E pode significar tanto uma bênção quanto uma desvantagem para o novo material. Afinal, transistores precisam ligar e desligar para produzir os "zeros" e "uns" que codificam a informação num chip. O grafeno, por sua vez, não desliga nunca."

Fenômeno Grafeno e a Lei de Moore
"Foi observado nesse material um fenômeno que se achava que só acontecesse em buracos negros (elétrons atravessam nele barreiras consideradas teoricamente intransponíveis como se elas não existissem). Uma das coisas notáveis sobre o grafeno é que ele permanece sendo um metal mesmo na ausência de elétrons.O efeito faz parte das bizarrices da física quântica (Efeito Hall quântico). Mas para que possa ser útil, os cientistas terão que produzir folhas grandes do nanotecido. Serão necessárias pastilhas de grafeno de alguns centímetros."


Será que a lei de Moore (o número de transistores em um chip dobra a cada 18 meses) ainda vale ? Essa lei vem sendo cumprida desde os anos 60 pelos fabricantes de chips de silício. Atualmente, eu, Lucas Sabino, sei que a Lei de Moore está morta. Pois tanto a Intel como a AMD não avançam mais. Dividiram-se os núcleos, mas não tem mais crescimento em GHz. A morte da lei de moore está divulgada na gigantesca Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Moore)

A lei de Moore chegou ao fim no ano de 2004 quando a barreira dos 3GHz foi atingida pelos chips. Como saída foi criado o processador com núcleo duplo, mas ainda assim os chips propriamente ditos continuam presos a barreira dos 3GHz. Para entender um pouco melhor sobre essa barreira precisamos entender como são formados os chips: Os chips na verdade são CIs, compostos basicamente por transistores, estes podem ser vistos como uma porta que abre ou fecha permitindo que sinais elétricos atravessem ou não por eles, estes transistores são arranjados de maneira que cada conjunto de sinais elétricos caminhe pelo caminho desejado fazendo com que cada entrada produza sua saída adequada. Quantos mais transistores tivermos em um chip mais operações ele pode realizar o que em tese seria a solução, porem o problema reside no fato de que quando maior o chip menor a sua freqüência, e ai reside o problema.A solução para esse problema é a diminuição do tamanho do transistor. O tamanho atual dos transistores funcionais ate o momento é de 45nM e em pesquisa de 22nM o que esta muito próximo do tamanho do átomo haja vista que o tamanho de um átomo esta na casa de 10nM. Há uma projeção que no futuro quando os processadores chegarem a linha de produção em 22nm, será possível chegar aos 6Ghz sustentados sem grandes investimentos em refrigeração. Esse parece ser o limite para a construção de processadores em silício e a industria já investe para resolver esse problema no futuro em pesquisas de computação quântica.”

Quais são os limites do Grafeno
Bom, eu sinceramente não sei. Sou muito leigo porque isso é muito complexo. Pelo menos não sei em GHz. Dizem que ele chega a 1THz fácil. Em questões de massa, densidade, volume e derivadas.

Pesquisadores da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, confirmaram que o grafeno - uma folha de carbono com apenas um átomo de espessura - é o material mais forte que o homem já conseguiu medir.
Material mais forte do mundo
"Nossa pesquisa coloca o grafeno como o material mais forte já medido, cerca de 200 vezes mais forte do que o aço estrutural," diz o pesquisador James Hone. "Seria necessário um elefante, equilibrado sobre a ponta de um lápis, para quebrar uma folha de grafeno [...]"”


Conclusão:
Começamos com Bytes, hoje vivemos na casa do GigaBytes. Qual a próxima? Exabytes. Porque Tera já estamos chegando.

Processador na casa do Teras
HD na casa dos Teras
Só falta memória na casa dos Teras. Já imaginou? 1 Tera de ram.

Eu sei que a indústria pode crescer o quanto quiser, eu sinceramente, acho que nunca vou precisar desse processamento todo. Meu Linux é bonito, estável, e possui uma grande capacidade de processamento.



REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafeno
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Moore
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15052.shtml
http://profcorelio.blogspot.com/2006/08/o-grafeno.html
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=grafeno-e-confirmado-como-o-material-mais-forte-que-existe
http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/chip-de-grafeno-pode-chegar-a-1-thz-diz-mit-29032009-4.shl


23 de março de 2009

Pérolas da Informática




Me desculpem pelos autores, mas não vou colocar referência nesse artigo por dois motivos. Um por questões de vergonha da pessoa que soltou a pérola e à sua imagem. E porque eu entrei em tanto site... que nem lembro mais... então, se você escreveu a pérola e não foi citado aqui, não se sinta ofendido.


Depois do episódio "Mobaiol" vivido por mim e postado no blog Sabinux, temos as pérolas abaixo.
Vamos às pérolas!



  • Cliente: “Não consigo fazer conexão com a Internet.” Suporte: “Tem certeza que utilizou a senha certa ?” Cliente: “Sim, tenho certeza. Vi um colega fazendo.” Suporte: “Pode me dizer qual foi a senha ?” Cliente: “Cinco estrelinhas.” //


  • Cliente: “Não consigo imprimir. Cada vez que tento, o computador diz: “Não é possível encontrar a impressora”. Já levantei a impressora e coloquei-a em frente ao monitor, mas o computador continua dizendo que não consegue encontrá-la.”//


  • Suporte: “Serviço ao cliente da HP. Sérgio falando. Em que posso ser útil?” Cliente: “Tenho uma impressora HP que precisa ser reparada.” Suporte: “Que modelo é ?” Cliente: “É uma Hewlett-Packard.” Suporte: “Isto eu já sei. É colorida ou preto e branco?” Cliente: “É bege.”//



  • Mais uma pérola, os créditos dessa são do fibos. Um dia desses, um cliente me trouxe o PC pra dar uma olhada. Logo de cara vi que a fonte tava indo “pro pau”, cheguei e expliquei onde e como deveria comprar. Até ai beleza, ele trouxe a fonte nova, troquei, funcionou tudo 10, pagou e foi embora. Passam uns dias ele me liga dizendo que o monitor tava com problemas. Estranhei. Aí o camarada me solta a pérola: - Isso não acontecia com a outra fonte, acho que vai ter que formatar ela pra arrumar! Eu segurei o bico, mas tentei explicar que não, que poderia ter alguma interferência eletromagnética para o monitor estar daquele jeito. Mas o cara continua: - Mas meu filho disse que só formatando a fonte pra arrumar, dai você vem aqui e formata pra mim ta certo? Contei até 10, dei uma puxada de ar pra não rir e desliguei. Meu Deus, formatar fonte? Fala sério! Cada um que me aparece….//



  • CLIENTE: "Tenho um grande problema. Um amigo meu colocou um protetor de tela no meu computador, mas a cada vez que mexo o mouse, ele desaparece!"//


  • Uma cliente liga e diz:Esse teclado que você me mandou esta com defeito. Perguntei-lhe. Qual o problema senhora? Ela diz: ele não tem letras minúsculas.//
  • A Compaq está pensando em mudar o comando "Press Any Key" por causa da enxurrada de consultas t‚cnicas perguntando sobre onde fica a tecla "Any".
  • Um usuário foi solicitado a enviar uma cópia de seus disquetes defeituosos. Alguns dias depois chegou uma carta do usuário com cópias xerox dos disquetes.
  • Um técnico da Dell orientou seu cliente para colocar seu disquete com problemas de volta no drive A: e fechar a porta. O cliente disse para o técnico esperar um pouco, deitou o telefone sobre a mesa, atravessou a sala e foi fechar a porta da sala.
  • Um usuário da Dell chamou o suporte técnico reclamando que seu computador não conseguia enviar nenhum fax. Depois de 40 minutos tentando achar o erro, descobriu que o usuário estava tentando enviar o fax colocando a folha de papel na frente do monitor e clicando o botão "Send Fax".
  • Outro usuário da Dell reclamou que seu teclado não mais estava funcionando. Como o teclado estivesse muito sujo, ele lavou-o na pia e deixou-o secando à noite. Depois tirou todas as teclas e lavou-as com água e sabão.
  • O suporte técnico da Dell recebeu uma chamada de um usuário furioso porque seu computador havia-lhe chamado de "ruim e inválido". O técnico explicou que a frase se referia a um comando e não devia ser tomada a nível pessoal.
  • Problema com FTP de um companhia X. Detectei o problema, era o DNS do cliente. Pinguei a máquina, encontrei o número mágico e liguei para a pessoa responsável. O ser me fiz o seguinte: Deve ser um problema no kernel do seu linux. rsrsrs
  • Uma usuária desesperada chamou a Dell porque não conseguia ligar seu computador. Depois de se assegurar que o havia ligado na tomada, o técnico perguntou-lhe o que acontecia quando ela apertava o botão de ligar. Ela respondeu que pisava e pisava no pedal e nada acontecia. O pedal era o mouse.
  • Uma usuária ligou para a Compaq dizendo que seu computador novo não funcionava. Ela disse que tirou o computador da embalagem, ligou-o na tomada, esperou 20 minutos e nada acontecia. Quando perguntada sobre o que ocorria quando ela apertava o botão de ligar ela respondeu: "Que botão de ligar?"


  • O cara ta dando suporte por telefone e Pergunta: O QUE TÁ ESCRITO AÍ NO MONITOR??? a mina responde: SAMSUNG...//


  • Hoje será um dia normal de trabalho pensou a atendente do suporte da empresa. Pórem, ela não esperava por esperar. Diariamente suportando a gripe de dois carinhas du mal", sendo que um estava do seu lado direito e outro estava no lado canhoto. Passando horas respondendo a emails dos raivosos clientes e alguns que não eram clientes.. mas, enfim... o trabalho de responder era dela. Então ela foi para a sua minúscula mesa, que por sua vez, era dividida pelos dois carinhas gripados e mais um carioca flamenguista e curintiano. Logou na sua estação de trabalho, era um Windows XP. Vou ao seu Outlook, quando avistou a grande pérola. O que era? Um email dizendo o seguinte:

"Companhia X

Peço por gentileza que me fornecem acesso aos campeonatos e outras coisas do site.


Obrigado"


A atendente olhouu aquilo como um email normal. E enviou as informações. Disse ao usuário que era necessário fazer o login no site. Logo depois, o usuário responde perguntando:


O que é login?"


  • Uma dita cuja funcionária da empresa aonde eu trabalho queria acessar seus emails. Tentou uma, tentou duas, tentou três vezes. E não conseguiu. Qual seria o problema? Ela não sabia copiar o endereço de email. Estava colocando o endereço errado de email. Na quarta tentativa, ela tentou simplesmente copiar e colar o email dela (estava escrito em outro lugar). O que aconteceu? funcionou!!! 10 anos de empresa e ela não sabe o email dela. rsrsrs

-------------------------------------------------------------------

Nossa, eu fui hoje atarde no centro e ouvi um guri de uns 14 anos falando no celular

"ahh esse celular é uma porcaria não tem nem placa de video da gforce"

Errar é humano, persistir no erro é bug!

A diferença entre o Bill Gates e o Batman é que o Batman consegue derrotar o Pingüim.

Se chefe fosse arquivo, teria a extensão .fdp.

640kb sempre serão suficientes! (Bill Gates, em 1981)

A Microsoft apóia o aquecimento global para tentar acabar com os pingüins.

Quando o computador apresentar irregularidades, pode ser problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando Sistema).

O Natal das pessoas viciadas em computador é diferente. No dia 25 de Dezembro, o Papai Noel desce pelo cabo de rede, sai pela porta serial e diz: Feliz Natal, ROM, ROM, ROM!

O Linux é meu pastor e nada me travará.

A diferença entre um vírus e o Windows é que o vírus funciona.

O Windows é tão lento, que não tem tempo de resposta, tem prazo de entrega.

Não sei usar bem o computador, será que sou analfabyte?

O Pato Donald trouxe o teclado e o Mickey Mouse.

Achoqueminhabarradeespaçosestáquebrada!

Devemos esquecer tudo de ruim deste mundo. O que é mesmo Windows?

Pra quem não sabe, Hardware é aquilo que você chuta e Software é aquilo que você xinga.

Teclado não encontrado, aperte F1 para continuar.

Pascal era um cientista de alto nível e o C++ também.

Você percebe que esta usando o computador demais, quando uma mosca pousa na tela do computador e você tenta matar com a seta do mouse.

Se não fosse pelo C, estaríamos usando BASI, PASAL e OBOL.

WWW – Wait, wait, wait...

Meu micro não tem RAM, tem PERERECA.

HTTP= Hoje Tá Travando Pacas.

Bill Gates também disse em 2004: “O spam estará resolvido em dois anos”

Em 1968, um executivo da IBM, Robert Lloyd, falou sobre o microprocessador: “Mas… para o que serve isso?”

Uma das mais recentes foi a de Alan Sugar, fundador da Amstrad, em 2005 : “O iPod nunca terá sucesso”

-------------------------------------------------------------------

  • Ficante - Versão Alpha
  • Namorada - Versão Beta
  • Noiva - Versão Trial
  • Esposa - Versão Registrada
  • Amante - Versão Crackeada
  • Sogra - Virus Trojan Horse
  • Irmã - Versão Pirateada
  • Mãe - Versão Grátis

3 de março de 2009

Codinomes do Ubuntu

Depois de um bom tempo procurando sobre (dois meses), consegui encontrar informações para escrever esse artigo sobre os codinomes dados aos sistemas da comunida Ubuntu.
Desfrutem do conhecimento, do artigo, pois deu muito trabalho encontrá-lo. Se teve algo que me chamou atenção à primeira vista é o nome de suas “versões”: Feisty Fawn ou Breezy Badger, nada de nomes óbvios ou sem graça como “XP” ou ‘Millenium”. Foi pesquisando que descobri o padrão de seus. Como muitos heróis dos quadrinhos, deve possuir as iniciais iguais, como em Peter Parker, Bruce Banner, Wally West e Lex Luthor só para citar alguns.
  • O nome sempre é um adjetivo seguido de um animal. Que é a forma em inglês de adjetivar o mesmo (aqui fazemos o contrário; red car é carro vermelho), então cada versão do Ubuntu homenageia um animal destacando uma característica
  • Eles nunca escolhem nem adjetivos e nem animais comuns. Nas duas primeiras os homenageados foram “suínos”, até se especulou que cada versão ganharia o nome de um suíno, talvez esse realmente fosse o plano, mas ele mudou. Embora em “Dapper” isso não tenha sido usado, parece haver um gosto por adjetivos terminados em “y”.
  • Para quem não sabe, o Ubuntu sempre sai de seis em seis meses, por isso do número da versão: 7.10 = Outubro de 2007 e depois é o 8.04, pois sai no Abril seguinte. Não é como certos sistemas que demora anos e quando sai é uma cagada monumental (se a carapuça serviu…).
Abaixo os nomes:

4.10 Warty Warthog

Warthog é o irmão africano do animal que Obelix come no café da manhã: o Javali. O problema mesmo é Warty. Segundo o Webster’s Dicionário Inglês-Português de Antônio Houaiss, tal palavra somente possui quatro significados que no final dão no mesmo: Verrugoso, verrucoso, verrugento e averrugado. Não sei se algum programador estava de sacanagem na hora de dar o nome. O código de desenvolvimento era sounder, que em inglês arcaico era usado para designar uma manada de porcos selavagens.
crédito: Arno & Louise

5.04 Hoary Hedgehog

O segundo Ubuntu e novamente o nome de um porco/suíno. Desta vez o porco espinho. Há em Evangelion, o anime, uma cena em que utilizam uma metáfora de Schopenhauer: Quando dois porcos-espinhos querem se proteger do frio eles devem se aproximar, quanto mais eles se aproximam, mais quente eles ficam mas por terem espinhos mais eles se machucam mutuamente. A dor da aproximação. Algumas pessoas são assim. A outra parte, Hoary significa grisalho, esbranquiçado, antigo, venerável e respeitável.
crédito: meantux

5.10 Breezy Badger

Badger é o Texugo enquanto que Breezy literalmente seria “com brisa” (fresco), mas devemos levar mais o figurativo em conta: animado, vivaz, jovial, alegre e…fresco. O código de desenvolvimento era colony ou seja, colônia (não, não é um tipo de perfume).
crédito: eNil

6.06 Dapper Drake

Drake não é apenas o sobrenome do terceiro Robin como uma designação genérica para machos de aves como patos, gansos e marrecos. Por quê diabos eles teriam um nome especial para machos dessas aves? É ou era muito comum se caçar patos, e os machos eram os mais visados. Entendeu? Dapper significa pequeno, ativo, esperto, “vivo” ou numa gíria mais moderna alguém estiloso ou bem-vestido.
crédito: ViaMoi

6.10 Edgy Eft

Eft é um outro nome para salamandras, mais especificamente salamandras d’água. Edgy é afiado, aguçado, excessivamente nítido, impaciente, irritado, mordaz. O código de desenvolvimento foi knot que é nó, reunião.
crédito: Anita Gould

7.04 Feisty Fawn

Feisty é utilizado quando alguém demonstra coragem, tomando uma atitude rapidamente. Fawn é o nome que geralmente se dá a veados jovens. Eu escrevi “veado”, saco?
crédito: bogdog Dan

7.10 Gutsy Gibbon

Gibbon é o macaco Gibão, parentes de Edward Gibbon. Gutsy é tempestuoso, ventoso, estrepitoso.
crédito: Adam Foster | Codefor

8.04 Hardy Heron

Heron é o nome dos pássaros pertencentes a família Ardeidae que inclui socós e garças. Hardy é valente, valoroso, ousado, intrépido, vigoroso, firme.
crédito: Eduardo Amorim

8.10 Intrepid Ibex

Me deixando levar por um ilusório cognato achei que Ibex se referia ao Íbis. Mas se trata do cabrito montês. Intrepid por sua vez é um cognato verdadeiro, para intrépido.
crédito: chadokpebrok

9.04 Jaunty Jackalope

Jaunty se refere a algo elegante, vistoso, vivaz, lépido, lampeiro. Já o Jackalope se refere a um ser folclórico surgido do cruzamento de um antílope com uma lebre, que dá em um coelho com galhadas. Na Wikipédia, você encontra mais sobre o Jackalope.
crédito: Free-ers

9.10 Karmic Koala

Esse talvez seja o que menos careça de uma tradução, cognatos bem familiares. Um Coala Cármico.

10.04 Lucid Lynx

Tradução: Lince Lúcido

10.10 Maverick Meerkat

Tradução: Maverick Meerkat, que em uma tradução seria algo como Suricato Independente.
Como Mark diz em seu blog Suricatos são leves, rápidos e legais, tudo que eles buscam tentando criar um Ubuntu perfeito.
Mark ainda traça um paralelo em que os Suricatos, que são muito espertos, ensinam uns aos outros assim, fazendo assim lembrarmos de que um dos motivos do grande sucesso do Ubuntu está na grande comunidade por trás dele, que sempre sestá disposta a ajudar e ensinar, tanto no UbuntuForum quanto pelo suporte via IRC.

11.04 Natty Narwhal

Tradução: A Narwhal é uma espécie de baleia proveniente do Ártico, que está ameaçada de extinção, facilmente reconhecida pelo seu "chifre" helicoidal na ponta de sua cabeça. Shuttleworth chegou a afirmar que essa espécie é o que nós temos de mais próximo de um "unicórnio".
 

11.10 Oneiric Ocelot

Tradução: “Onírico significa ‘sonhador’ e sua combinação com ‘Jaguatirica’ me lembra o caminho da inovação: parte devaneio, parte disciplina”, diz Mark Shuttleworth, CEO da Canonical.
_____________________________________________________________________________________

Quer começar com uma boa ação? SE LIVRE do Windows!

Teste o Ubuntu!

Você pode baixar o Live CD do Ubuntu e testá-lo mesmo sem instalar nada. É todo em modo gráfico e simples. Instalar um programa no Linux hoje em dia é muito mais fácil do que fazê-lo no Windows. Fora, que ao desinstalar um programa, você realmente se livra dele. Não há muitos vírus (e os que existem não conseguem fazer nada relevante). E o Windows é para os fracos! E porquê até o Tio bill já admitiu! (rimou!! rsrs).
crédito: neomonkey