Em 1996 houve um debate na lista de discussão do Linux, onde o tema principal era a criação de um logotipo para o sistema operacional.
Houve propostas para a utilização de diversos tipos de animais e imagens abstratas, porém Linus Torvalds comentou sobre a possibilidade da utilização de um pingüim, pois este era um de seus animais favoritos – os pingüins são encontrados em abundância na Finlândia, onde o próprio Torvalds fazia visitas em zoológicos locais (conta a “lenda” que inclusive foi mordido por um deles).
À partir deste então, cessaram-se os debates para a definição do mascote à ser utilizado. A proposta foi aceita, porém havia mais uma dúvida: qual o perfil à ser utilizado para o animalzinho? Pretendia-se utilizar a imagem de animais fortes e imponentes, e mais uma vez Torvalds comentou da possibilidade de utilizar o desenho de um animal simples, simpático e adorável.
Graças à estas idéias, Larry Ewing venceu um concurso para representar ofamoso pingüim que atualmente conhecemos como Tux. Mas o que significa “Tux”? Para dar nome ao novo mascote, fora utilizadas as letras do termo Torvalds UniX = TUX.
Fonte: Guia do Sistema GNU/Linux para o Usuário Desktop
3 comentários:
eu já sabia!
Mas, é muito interessante!
Não é todo mundo que gosta de pingüim
Dessa eu não sabia! Informação muito útil pra dar em palestras...
Obrigado
Só linus torvalds mesmo! Ele é doido! rsrs
pingüim... animal bonito... mas poucas pessoais pensam nele como animal bonito, ou forte ou qualquer coisa
Eu gosto de pingüim,mas não o bastante pra me fazer lembrar dele na hora de uma decisão dessa dimensão.
Postar um comentário