4 de novembro de 2008

3G Tim no Ubuntu 8.10

Apesar da versão 8.10 do Ubuntu ter sido liberada ontem, conforme prometido pela Canonical, somente hoje fiz o download.Efetuei o dowload da versão para processadores de 64 bits, que é o caso do meu notebook Positivo R41. Maquininha show de bola. Arquitetura Intel (placa mãe e vídeo entre outras). Gravei o cd com o k3b e reinicializei meu notebook com o cd gravado no drive.

Ao iniciar já no Ubuntu, escolhi a opção de apenas testar o Ubuntu sem efetuar qualquer alteração no meu notebook. O famoso livecd que a maioria conhece. Muito bem, sistema carregado com sucesso. Gostei muito do tema default.
Primeira a coisa a fazer foi verificar a compatibilidade do meu TimWeb (Minimodem sem fio da Tim/3G).

Fui na opção System do menu principal que fica no topo da tela default do desktop.
Preferências > Network Configuration >aba Mobile Broadband > otão Add para adicionar uma conexão nova.
Na tela de boas vindas, cliquei no botão forward>Selecionei o país, br - Brazil, em uma lista apresentada > selecionar o país, é exibido na mesma tela uma relação com as operadoras que fornecem este tipo de serviço. Lá estava a Tim entre outras como a Claro. Selecionei a Tim e cliquei em forward.

O programa de conexão então exibe uma tela com o provedor e um campo pré-preenchido com o nome da TIM. Cliquei em apply e em seguida no botão close. Pronto já está configurada a minha conexão.

O passo seguinte foi me conectar. Suspense nesta hora.

Na tela principal do desktop estava sendo exibido no topo um pequeno botão simbolisando dois computadores que gerencia as conexões de rede. Dei um clique nele e apareceram duas opções para me conectar. Primeiro a da TIM e uma outra rede wireless que tenho próximo à minha residência (sinal que minha placa wirless já foi detectada e está funcionando, maravilha).
Cliquei na opção TIM.

Em seguida ele me pediu autorização para o software de conexão acessar a senha que me foi solicitada anteriormente. Selecionei a opção permitir sempre.
E para minha felicidade a conexão foi estabelecida com sucesso.

Não foi necessário instalar absolutamente nada. Nem mesmo o software da própria Tim que vem disponível no modem e que é necessário para o Windows por exemplo. Apenas configurar a conexão é o bastante. E ainda tem gente falando que o Linux é mais difícil. Show de bola galera.

Detalhe, estou conseguindo uma velocidade de mais de 900kbps na minha conexão, coisa que no OpenSUSE não ocorria.


Parabéns à Canonical.
Próximo passo agora, será substituir meu sistema operacional, pelo Ubuntu 8.10, claro.
Créditos a André Mariano.

Nenhum comentário: