8 de maio de 2010

Os Terabytes de um filme

Os Terabytes de um filme

Por Lucas Sabino




Após a leitura de um artigo da revista INFO desse mês escrita pela jornalista Fernanda Ezabella, fiquei meio bolado e curioso e fui atrás de mais informação. Claro que a idéia de muito processamento é facilmente ligada à geração e produção de um filme, entretanto não sabia que precisasse de tanto hardware.


No artigo da jornalista ela frisa que a produção do filme Avatar, por exemplo, além de custar uma grana líquida, custou também uma grande gama de servidores. Na realidade ela afirma e cita uma expressão chamada de “fazenda de servidores” e/ou “fazenda digital”, que, nada mais é que a união de vários servidores como se fosse um datacenter, porém diferentemente do datacenter, todos os núcleos de processamento teriam um foco só.


Descobri que para a criação, desenvolvimento e conclusão do filme Avatar foram necessários 4352 servidores (UOUUUUUUUUUU/UAUUUUUUU). Foram 102 TERABYTES de RAM (EU TO DOIDOOOO). E eu aqui com os meus 4GB de ram, e ainda por cima só utilizo 1,5GB no meu ubuntu cheio de efeito gráfico e ainda tem swap de backup.


O desenvolvimento do filme do Avatar foi coisa meio de software livre. Mais de 900 pessoas de 46 países diferentes se entrerelacionando para trabalhar e finalizar essa obra de arte: Avatar. Muitas pessoas e muito poder de fogo, 900 pessoas e 4352 servidores não é pra qualquer um, são 34816 núcleos – coitados dos processadores da Intel, haja Xeon.


Além de utilizar um hardware du mau, eles também tiveram que criar tecnologias para fazer o filme. Criaram muita coisa na parte de iluminação e sombreamento de imagens e/ou vídeos. Com isso, eles conseguiram criar de forma eficiente a obstrução de ambientes de grande porte, como a floresta lá do filme.


Bom, eu vi o filme e gostei. Mas, não sabia que tiveram tantos servidores por trás da renderização. Simplesmente incrível, ou melhor, medo desses caras. Como juntar tanta máquina, como fazer tanto cluster. Uma coisa é juntar 10 máquinas, outra coisa é juntar mais de 4 mil servidores.


Quando o assunto é sistema operacional pra aguentar esse tranco é meio óbvio né. Ninguém aí pensou em Microsoft né, pelo amor de deus. Um passarinho me contou que foram usados apenas Unixes, ou seja, Apple e seus produtos + GNU/LINUX + FreeBSD.



Se você não ficou surpreso com esse artigo, então deve ter uma máquina du mau em casa. Poderia me dar apenas 1 TB de RAM? Ou 50 processadores Intel Xeon rodando juntos? Rsrs. Acho que não é tão comum, certo?



Bom, pessoal, é isso!

Abraço!

Nenhum comentário: