28 de abril de 2011

Informação: O bem mais importante que você pode ter

Que informação é importante, todo mundo sabe. Ouvimos isso de gerentes de RH, de diretores de TI de grandes multinacionais, até do moleque de rua esse assunto vem à tona.

Mas, vamos chegar ao fato. Atualmente tivemos a triste notícia que a Sony foi invadida, dessa forma toda sua rede de games (PSN) está fora do ar. Até aí tudo bem. Algo caí e depois sobe, pode acontecer com qualquer empresa. Creio que o fato principal não é o inicial nem o final, mas sim, o intermediário.

Que invadiram é uma coisa muito ruim e mancha a credibilidade da empresa. Que o site está fora do ar e muitos gamers vão ficar sem jogar sem joguinho online por 2 dias é ruim tambẽm, mas ninguém vai morrer. Mas, e a informação que esses crackers roubaram ao invadir a Sony.

Sinceramente eu não tenho a mínima idéia de quantos dados você pode inserir na PSN ou no Live do Xbox. Sei que com toda certeza você tem que ocolocar dados como: seu nome, algum tipo de documentação, cartão de crẽdito para pagar alguma coisa dos jogos, etc.

Agora, o que acontece com essas informações roubadas. Damos a informação à Sony, ela é invadida e não se responsabiliza por essa perda de dados. Se amanhã minha administradora de crédito falar que eu fiz uma compra de R$ 1.000, oque eu vou dizer? Ah! Foi um cracker que invadiu a Sony e obteve os dados da minha conta e por isso não vou pagar.


Gente, pelo amor de deus! O povo fala porque o futuro está na nuvem, e blá blá blá. Pode me chamar de arcaico, mas eu sou a la Richard Stallman. Esse negócio de computação na nuvem é doidera. Pra algumas coisas ela até serve, mas pra substituir tudo, não dá...

Imagina..um chrome OS da vida que você pode abrir em quaqluer lugar. Tudo bem, é ótimo a facilidade. Mas, facilidade e segurança são inversamente proporcionais Por esta razão temos que ter cuidado com as informações que "damos" pra empresas e pra internet em geral.

Enfim, essa é minha opinião. Não que ela seja absoluta. eu sou contra o uso da computação na nuvem como substituição às máquinas físicas, você pode talvez adorar. 

Tem gente que ama IMAP. Pra mim o POP funciona muito bem, se eu já li o email ninguém precisará ler depois uma vez que o email é meu somente.



Nenhum comentário: