16 de abril de 2010

As maravilhas que o Linux faz em casa

Cara... como eu estou feliz...

Não existe nada mais legal que bloquear acesso ao usuário normal. É uma felicidade extrema para quem trabalha com Linux e/ou administra servidores.


Bom.. vamos ao cenário:

Eu tenho que fazer streaming de segunda a quinta na 4linux porque eu trabalho à distância dando aula, e tbm faço um curso de BI Server lá. Ou seja, haja streaming de 21h até 23h.

Blz! A banda aqui é de 2M. Até que aguenta bem. Mas, uma coisa tem zuado a minha banda: A minha mãe. A dita cuja fica falando no msn, vendo vídeos no youtube enquanto eu estou na aula. Logo, minha banda vai pro saco uma vez que nossa rede é compartilhada.

Eu pensei.. ah é??!!!

Vamos ao pinguim. E fiz uma regra de firewall bloqueando o acesso dela a algumas portas TCP/IP durante o período das 21h até 23h.

Cara.. como eu estou feliz. Segue a linha se alguém tiver uma sogra ou algum parente que faça o mesmo com a sua banda.




# iptables -t filter -A OUTPUT -p tcp --sport 0/0 -m multiport --dport 21,22,25,80,110,143,443,465,587,993,995 -m time --timestart 21:00 --timestop 23:00 --weekdays Mo,Tu,We,Th,Fr -j DROP

Nenhum comentário: