12 de abril de 2010

CPD - DI - TI

Nesse artigo será esclarecido os termos e conceitos CPD, setor de informática e setor TI das empresas.




CPD - 1970

CPD é a sigla para Centro de Processamento de Dados, que remete à década de 70, quando os dados eram processados no final do expediente através de processos em batch (processamento em lote) rodados em mainframes, esta sigla é da época dos terminais burros.



Basicamente os CPD’s eram locais onde se processavam grande quantidade de dados recolhidos durante o dia e que necessitavam horas para o fim do serviço, muito frequentemente os computadores utilizados eram mainframes e era muito custoso adquirir e manter este setor, sendo proibitivo para pequenas empresas. Os profissionais eram escassos e as empresas recrutavam pessoas formadas em física e matemática ou profissionais sem a mínima formação.




Departamento Informática - 1990

Dos antigos e ultrapassados CPD’s surgiram os CI - Centros de Informática (que também poderiam ser chamados de DI - Departamento de Informática ou qualquer outro nome), isto ocorreu devido à mudança de paradigma de computação centralizada (terminais burros e mainframes) para a computação baseada em desktop (computadores stand-alone) e mais para frente para as redes de computadores (Servidores, mainframes ou não, e clientes conectados através de uma rede).


Os departamentos de informática normalmente atuava em diversas áreas, de manutenção de hardware à criação de softwares para a utilização na própria empresa, porém o “modus operandi” era reativo, isto é, após um problema ser detectado ações preventivas eram criadas, além de seu foco ser somente a área de informática da empresa.


Os profissionais eram técnicos e normalmente não entendiam a organização como um todo, gerando problemas diversos e geralmente atrasos e despesas extras para a empresa.


Com a evolução da Internet, a globalização e a necessidade de expansão das empresas, os departamentos de informática estavam fadados ao fracasso, e é neste momento que surge a tecnologia da informação.




Tecnologia da Informação (TI) - 2003

Novamente houve uma mudança de paradigma, as empresas perceberam que o investimento em hardware e software era importante, porém sem pessoas competentes para operar tais sistemas, o investimento era praticamente nulo, surgindo então o peopleware.


Além desta mudança de paradigma, o setor de tecnologia convergiu com diversos outros setores, como por exemplo a telefonia, sendo necessário não apenas pessoal técnicos, mas pessoas que entendessem de recursos humanos, gerenciamento de equipes, estratégia, software, hardware, mercado, política, liderança, administração e muitos outros aspectos, o profissional de informática deveria conhecer um pouco de tudo e saber utilizar de modo coeso este conhecimento, além de ser próativo (antecipar problemas).


Atualmente a área de TI está relacionada com todas as áreas da empresa, ela é uma área chave das empresas, um curinga, auxiliando diversos setores, desde os recursos humanos (criação de métodos informatizados de seleção de candidatos), vendas (venda através da Internet) e marketing (SEO, campanhas online) até a direção da empresa (implantação de Business Inteligence - BI, escolha do melhor ERP, etc).


Este é o diferencial da Tecnologia da Informação frente os CPD’s (centros de processamentos de dados) e DI’s (departamentos de informática) que existiram e ainda existem por aí.



Sendo assim, faço a seguinte pergunta: Em qual modelo a sua empresa se encaixa?

Nenhum comentário: