24 de novembro de 2010

Verificação de ID - Root

Bom dia galerê! Tudo bem?

Vou postar uma coisa hoje idiota, mas que pode ajudar ou esclarecer coisinhas pra muita gente. Me digam uma coisa, vcs já executaram um shell script e ele diz assim: "Você não é root, não pode executar este comando". Ou algo assim. Vocês já pensaram como ele consegue descobrir essa informação?

É o seguinte. Todo usuário tem um id, e o root não é diferente. Então, o script corre atrás desse id e verifica o valor dele. Se não for o valor de id padrão de root, então não é root, então exit.

Entenderam? Como conseguir esse id? Se várias formas: com o comando id, vendo no /etc/passwd, no /proc tbm tem essa informação. Enfim, mils maneiras. Trocando 3 páragrafos por 5 linhas em script:



#!/bin/bash
if [ "$(id -u)" != "0" ]; then
echo
echo "Voce deve executar este script como root! "
else
echo "Voce é root!"
fi

2 comentários:

Anônimo disse...

Como eu atualizo os pacotes do meu debian, pois fui no site debian.org e vi q tem os pactes para atualização, porém são muitas opções. Qdo vc escolhe um pacote ele pergutna depois: lenny, squeeze, etc, Depois q vc escolhe squeeze ele te pergunta sobre varios modulos, como eu vou saber o que exatamente eu devo baixar pra melhorar e/ou atualizar a minha versão?

Lucas Sabino disse...

Use o gerenciador de pacotes que é bem melhor.

USe o apt-get ou aptitude que são de interface texto OU use synaptic ou central de programas que são gerenciadores de interface gráfica.