15 de setembro de 2008

Por quê usar anti-vírus no Linux?

Todos os utilizadores Linux (que se presem) sabem que é muito raro os ataques de vírus em Linux. Visto ser um sistema Open Source e milhões de programadores poderem detectar e/ou corrigir as falhas tornando o sistema muito mais seguro, e estável.



Existem anti-vírus para Linux, mas porquê usar se os ataques são raros ? É praticamente impossível eu apanhar um vírus; só se fizer de propósito…
Quem usa clientes de emails, por exemplo, o Thunderbird e o Evolution (entre outros) sabe que os emails que recebe e envia muitas vezes vão para sistemas operativos windows…

Um utilizador Linux pode enviar um vírus de windows que recebeu num email para um contacto seu, sem saber que esse email vai infectado. Isso acontece quando reenviamos os emails.
Para evitar problemas, existem anti-vírus para Linux, para que eu não envie sem querer um vírus para um amigo, através de um email infectado…

O ClamAV é um antivírus open source; que pode ser usado em Linux (assim como em windows). Como o ClamAV, existe o Avast!, o AVG e acredito que outros também tenham as suas versões para Linux.
Quem tiver um servidor (seja em casa, no escritório, etc..) e que corra Linux também poderá utilizar anti-vírus para garantir a protecção na rede para os PC’s com windows.


Existe uma versão do Avast expecialisada para servidores Linux.
Caso não utilize frequentemente um gestor de emails, nem faça grandes trocas de ficheiros com máquinas com windows, então simplesmente não necessita de anti-vírus no seu Linux.

Nenhum comentário: