17 de setembro de 2008

Por que o Linux nunca substituirá o Windows?

Eu afirmo, com toda a certeza, que as diferenças entre o desktop Macintosh, o desktop Windows e o desktop Linux são mínimas. Um usuário não usa um sistema operacional apenas pela sua interface. Em relação às aplicações proprietárias, todas as três plataformas possuem softwares pagos e gratuitos (às vezes freeware, às vezes open source). Por esta razão, as três plataformas são capazes de satisfazer qualquer tipo de usuário.

Em pleno século XXI, o foco é computador pessoal, logo, existe uma grande “preocupação” em fazer produtos para usuários finais. Entre eles temos: Navegadores de Internet, editores de imagem, editores de texto, planilhas, software para apresentação de slides, utilitários, multimídia, entre outros.

O sistema da Microsoft ainda domina esse meio, mesmo sendo pior dos sistemas operacionais (comparando o Windows com Linux e/ou Macintosh). Entretanto, por que mesmo sendo o pior de todos o sistema Microsoft ainda consegue ter mais usuários? Apesar disso...

  • A Apple foi a primeira empresa a criar, desenvolver, vender um computador entitulado doméstico e/ou pessoal
  • A Apple foi a primeira a instalar seu próprio software em suas estações de trabalho
  • A Apple foi a primeira grande corporação a reconhecer o valor da computação pessoal em prol da educação

Apesar da Apple mostrar grande superioridade em produção, qualidade e inovação em relação à Microsoft, ela não obteve tantos usuários quanto a Microsoft. A Apple conseguiu apenas 10% dos computadores pessoais de todo o mundo. As razões são muitas, entretanto essa não é a temática desse artigo, mas sim o Linux. E o porquê que ele nunca irá substituir o sistema da microsoft.

Em aspectos de hardware, sendo assim, não-lógicos, logo, aspectos físicos, o Linux trabalha com menos hardware e/ou igual aos sistemas Microsoft e/ou Macintosh. Mesmo assim consegue manter o mesmo nível ou superior em relação ao seu processamento. Para se conseguir um Macintosh ou um Windows, o cliente precisa pagar, e pagar caro. Caro que eu falo é acima de R$ 500. Isso só em um software. Se forem mais software, por exemplo, Windows + Office é mais caro ainda. No Linux nada é pago. Temos profissionais que ajudam no suporte à comunidade de graça e 24 horas por dia. Há também, algumas empresas privadas que cobram por consultorias, treinamento, segurança, palestras, entre outros, mas sobretudo em Linux. Sendo assim você pode escolher: Pagar ou não pagar?

Assim, o usuário pode ter total controle de sua máquina. Com preço fixo, suporte fixo, configuração fixa, windows ainda domina. Por quê?

O porquê dessa questão é um causa cultural de todos nós. Tudo que é livre, sem pagar as pessoas não dão a real importância. Temos o Linux, um puta sistema operacional, e muitas pessoas nem conhecem esse sistema. Tivemos aqui no Brasil a AOL, uma gigantesca empresa. Só porque a AOL quis distribuir cds de instalação do seu provedor, faliu, pois o brasileiro tem essa mentalidade: “Tudo que é livre, gratuito é ruim”.

As pessoas usam Linux, mas pensam que só existe Microsoft. Bancos, celulares, olímpiadas... usam Linux. As pessoas estão cada vez mais alienadas! As pessoas pensam que informática é sinônimo de Microsoft, de Bill Gates; Pensam que ele que criou tudo. Coitadas dessas pessoas, nem a história conhecem.

E por isso Windows nunca deixará de ser o que é: Só propaganda, só lavagem cerebral. Todos os sistemas são melhores que ele, mesmo assim, Windows é o que mais aparece, é o que é mais fácil de se fazer uma série de coisas (pelo menos na lavagem cerebral), e por isso toda a sociedade não muda. Fica nesse pensamento medíocre. Acorda sociedade! Existem outras empresas/comunidades muito capazes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Véi seu nóia...

Ta dahora...

mas só acho que vc n entendeu uma coisa... acima de tudo... lembra daquele filme que agente viu na sua casa ?? entaum... é bem por ai que o windows sempre vai ser maior que o linux ... !!!

Anônimo disse...

É como nosso amigo disse aqui, vi num filme chamado "Guerra de navegadores". Nesse documentário é destacada toda a sujeira que a Microsoft fez para poder ganhar da Netscape.

E no final, hoje, ganhou. O Internet Explorer superiou o Netscape. Mas, por causa do software livre a microsoft tem um grande concorrente: O Mozilla Firefox. Este é ajudado pela grandiosa Google que se alia muitas vezes ao software livre.

Além do firefox, a o IE ainda tem a concorrência do Chrome agora.

Rodrigo disse...

O LINUX DEVERIA DEIXAR CERTAS CARACTERÍSTICAS DE SOFTWARE GRÁTIS.ELE É EXCELENTE,MAS NÃO POSSUI UMA VASTA GAMA DE APLICATIVOS QUE PODEM COMPLEMENTAR NO USO DIÁRIO.E O WINDOWS TEM.
A INTERFACE DO LINUX TBM NÃO ATRAI TANTO.O DA APPLE ATRAI E MUITO,MAS É CARO,ENQUANTO O WINDOWS TBM AGRADA E É MAIS ACESSÍVEL DO QUE O MAC OS.
DIGO ISSO PQ TENHO UMA VISÃO ÓTIMA PARA DESIGN.PORTANTO TEM VÁRIAS VERSÕES DE LINUX,MAS NENHUMA SE DIFERENCIA TANTO NO VISUAL,FAZENDO DELE UM OS SEM ATRATIVO E/OU APELO VISUAL.O WINDOWS TEM E POR ISSO TODOS QUEREM.
EU TORÇO MUITO PRA QUE O LINUX VENHA A SANAR TODOS ESSES PORMENORES E TER UMA VERSÃO ATRAENTE O BASTANTE PARA OFUSCAR A QUEDA QUE MUITOS TEM PELO WINDOWS 7,COM SEU EFEITO TRANSPARENTE.
ISSO ENVOLVE ICONES BEM ELABORADOS,UMA APARÊNCIA LIMPA,PORÉM CHAMATIVA,COMO O MAC OS.
TAMBÉM PRECISA SER MAIS INTUITIVO,COISA QUE ATUALMENTE NÃO É PARA A MAIORIA DE USUÁRIOS DE PC

Anônimo disse...

É amigo Rodrigo concordo.

Mas, existem distros muitos bonitas e atraentes hoje em dia.

O Linux Mint, o Fedora, o Ubuntu Studio.

Enfim... existem várias possibilidades. MAs, concordo em partes com você rodrigo.