Lendo uma matéria hoje (07/08/2005) em http://computerworld.uol.com.br/mercado/2008/03/04/cinco-coisas-que-amamos-no-windows-2008-server-edition/ vi mais uma vez algo que a muito tempo já venho observando, que as pessoas estão cada vez mais amando o Linux de forma indireta, e graças a um produto que cada vez mais procura ser parecido com o Linux (É isso que ele está deixando claro e evidente). Não vou citar nomes mas este produto é um sistema operacional destinado a servidores, é proprietário, é caro e esta entre os mais usados(todo mundo já sabe quem é!!!!).
Na matéria eles citam 5 "novidades" que eles amaram, e logo de cara já tem uma coisa que o Linux tem a anos, quem usa Linux conhece muito bem os termos desta frase:
- "Escolha um “role” (papel) e o Server Manager verifica as dependências para se certificar de que o servidor tem os componentes e a configuração corretos..." agora troque o nome "role" por pacote. Definitivamente isso não é uma cópia! É uma super inovação que vai revolucionar o mercado! PARABÉNS AOS CRIADORES DO apt-get os outros estão copiando suas criações.
- O segundo item analisado é o gerenciador gráfico do IIS que eu não posso fazer comentários por não ser a pessoas mais indicada para isso, prefiro deixar isso para quem é expert no Apache.
- O terceiro item é o gereciamento de autoridade certificadora que no momento eu não posso comentar por nunca ter trabalhado com isso no Linux.
- O quarto item também todos os usuários de Linux já conhecem bem: "Gostamos da idéia de reunir em um único DVD todas as edições, Standard, Enterprise e Data Center, 32 ou 64 bits. ", desde 2003 que eu uso Linux, e eu sempre tive tudo que precisava em alguns cds ou em 1 dvd, e quando não estava na mídia o próprio gerenciador de pacotes se encarrega de baixar da internet.
- O quinto item é o firewall e vejam o que eles dizem: "O Windows Firewall não é para os cidadãos comuns, mas quem conhece as ameaças TCP/IP deverá configurar regras e exceções de firewall rapidamente, seja em IPV4 ou IPV6." qualquer administrador de redes que se preze sabe muito bem que configurar firewall não é coisa para qualquer um, agora tirando a interface gráfica o que o iptables fica a dever para este "firewall melhorado"? Eu uso o iptables a muito tempo e ele na versão "crua" tem muitos recursos, fora os que podem ser habilitados "por fora".
- E o sexto item que eles não testaram é a tal de CLI (Command Line Interface), o nome shell lembra algo para vocês? Pois é até isso está sendo copiado, a interface de texto que tantos atacavam e odiavam esta agora no produto que eles amam. O que vão dizer agora? Que ama a interface de texto só por que este produto implementou? O que será que vão copiar na proxima? O Xorg? Gerenciamento de memória? Escalonador de processos?
Isso eles escrevem, mas cade uma matéria do mesmo gênero para o Linux? Eu, sinceramente, acho isso ridículo. As grandes corporações inventam que fazem inovações, mas na realidade são elas as que menos fazem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário