24 de abril de 2009

Mais sobre a tal Mozilla Foundation

Quem é Mozilla foundation? É de comer? Esse artigo visa fornece informações e informar a todos que lerem-no.

Por Lucas Sabino



Quem é Mozilla foundation? É de comer?

A Mozilla Foundation é uma fundação que mantém todo o software e projetos Open Source da linha Mozilla, como Firefox, Thunderbird, Venkman, DOM Inspector, Bugzilla, Bonsai, Tinderbox. Também é responsável por produzir documentação relacionada à internet e promover padrões de produção de conteúdo digital.

Ela possui uma comunidade parecida com a wikipédia, para quem quiser ajudar informando outros utilizadores, coisas a fazer para melhorar seus projetos. Parecidamente com a wikipédia, a Mozilla propõe uma relação com seus clientes. A ação das duas é: me ajude e eu te ajudo. Esta é a página onde é solicitada a ajuda aos projetos Mozilla. No site também existe explicações de como criar extensões para o Mozilla Firefox, assim como qualquer um que criar uma conta, poderá ajudar outras pessoas no aprendizado dos projetos Mozilla.


Firefox? Já ouvi falar.. quem é esse tal de firefox?

Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. O Firefox destaca-se como alternativa ao Microsoft Internet Explorer e reativou a chamada Guerra dos Navegadores.


Google e a Mozilla

A fundação Mozilla tem um auxílio financeiro do grupo Google. Essa ajudinha faz da Mozilla uma grande fundação. A Google incentivou a Mozilla principalmente para unir forças contra a Microsoft. E de certa forma, funcionou. E o grande firefox está aí pra provar isso. O firefox machucou bastante a Microsoft, e essa dor tende a piorar.

Segue um artigo da Uol Tecnologia, a IDGnow!.
"O faturamento da fundação Mozilla subiu 13% em 2007 em comparação com o ano anterior. A receita da empresa foi de 75,1 milhões de dólares no ano passado, com a maior parte (88%) oriunda da parceria com o Google.

"Nosso faturamento segue forte e nossas despesas focadas," disse Mitchell Baker, chairman da fundação Mozilla e antiga CEO em post em seu blog.

Cerca de 60 milhões de dólares, ou 88% dos direitos autorais em buscas, vieram do Google, lembrando que a Mozilla também tem acordos com Yahoo e Amazon. Embora a receita gerada com buscas pela Mozilla tenha caído em 2007, na comparação com 2006, a parte atribuída ao Google aumentou em relação aos 52,3 milhões de dólares gerados no ano passado (85% da receita com alianças em buscas).

Com a parceria, a Mozilla torna o Google o buscador padrão no Firefox. A Google paga também por click-throughs em anúncios na página dos resultados de pesquisa.

A Mozilla renovou o acordo com o Google em agosto. A extensão tem duração de três anos, com conclusão prevista para novembro de 2011.

Baker ressaltou, contudo, que o aumento dos ganhos com o acordo foi menor do que o crescimento da base de usuários de Firefox. "O faturamento de buscas cresceu em um ritmo menor do que o uso de Firefox," disse Baker. A estimativa é que os usuários de Firefox saltaram de 27,9 milhões em 2006 para 48,9 milhões em 2007.

Os resultados apontam, também, que as despesas da fundação aumentaram consideravelmente em 2007, com alta de 68% para 33,3 milhões de dólares, ante os 19,8 milhões de dólares em 2006.

"Os gastos cresceram focados em duas áreas chave: pessoas e infra-estrutura. O final de 2007, a Mozilla estava pagando cerca de 150 pessoas trabalhando em tempo integral ou parcialmente com a Mozilla," escreveu Baker. Segundo ele, a maior concentração de funcionários está nos EUA, Canadá e Europa, ainda que existam menores grupos na China, Japão, Nova Zelândia e America do Sul. "


Mozilla Firefox X Google Chrome

Segundo Mitchell Baker, presidente da fundação Mozilla, o lançamento do Chrome não foi surpresa, uma vez que, a Google prega computação na nuvem e briga com a Microsoft. Se a Google prega Web 100% e usuário, o componente fundamental desses elementos é o navegador. Logo, lançar o navegador google não é nenhuma surpresa. Como o interesse de lançar um SO Google não é surpresa.


Segue um posicionamento sobre isso:

"CEO da Mozilla diz que estréia do Google no mercado de navegadores era inevitável e não surpreende fundação.

John Lilly, CEO da Mozilla, considerou um fato inevitável a entrada do Google no mercado de navegadores. Principal fonte de renda da Mozilla, o Google será agora também um competidor do Firefox.

Para Lilly, o negócio do Google é a internet e, então, é natural que eles caminhem na direção de um browser que funcione de modo especialmente adequado às necessidades do Google. “Eles sempre nos deram opiniões bem claras sobre como as coisas devem ser (no segmento de navegadores)”, disse Lilly.

Lilly explica que o surgimento de um novo browser open-source deve ser visto como um avanço do software livre e explicou que a Mozilla continuará recebendo sugestões e contribuições do Google.

Atualmente, o Google é o principal parceiro comercial da Mozilla e a maior parte do faturamento da fundação vem do gigante da internet, que é o buscador padrão dos navegadores Firefox."

Nenhum comentário: