24 de abril de 2009

Virtualização de Ambientes

Por Lucas Sabino


Nos dias de hoje, é imprescindível para as empresas que buscam pelo sucesso possuir uma área de TI (Tecnologia da Informação) flexível, pronta para crescer na mesma proporção que crescem seus negócios. Mas para alcançar esse tão almejado sucesso as empresas precisavam implantar rapidamente novos serviços, aplicativos e investir em equipamentos. Não suportando mais os altos custos de energia e de imóveis, nem a complexidade associada com o amontoamento de servidores, as empresas buscando aumentar a agilidade nos negócios e a redução de custos, começaram a considerar as tecnologias de virtualização como solução para seus problemas, além de melhor aproveitarem seus recursos de computação.

A virtualização de sistemas é uma solução para melhorar os recursos do hardware e ao mesmo tempo aproveitar todo o poder de processamento. Existem várias finalidades em se virtualizar sistema operacional ou uma aplicação qualquer. Uma delas é a economia em sistemas, aplicações, gastos na compra de novos servidores, manutenção e backup. Outra razão é a simplificação dos processos de manutenção.

Contudo, além do fator financeiro e do fator técnico, outros pontos começaram chamar a atenção das empresas, o uso para segurança na internet e a possibilidade de estudar sistemas diferentes em um mesmo computador sem correr risco de afetar o sistema nativo.

  • Vantagens
A virtualização de servidores e máquinas proporciona às empresas a consolidação de servidores, que consiste em centralizar ou diminuir o numero de equipamentos e aplicações instaladas em cada um dos servidores da organização, com objetivo de aumentar a produtividade da infra-estrutura, melhorar o gerenciamento do ambiente, aumentar a segurança, diminuir a manutenção e economizar em recursos humanos, físicos e financeiros.

Existem várias vantagens para utilização de máquinas virtuais em sistemas de computação:
• Facilitar o aperfeiçoamento e teste de novos sistemas operacionais.
• Auxiliar no ensino prático de SOs e programação, uma vez que é permitido a execução de vários sistemas para comparação no mesmo equipamento.
• Executar diferentes SOs sobre o mesmo hardware, simultaneamente.
• Simular configurações e situações diferentes do mundo real, como por exemplo, mais memória disponível ou a presença de outros dispositivos e E/S (Entrada e Saída).
• Simular alterações e falhas no hardware para teste e reconfiguração de um sistema operacional, provendo confiabilidade para as aplicações.
• Desenvolvimento de novas aplicações para diversas plataformas, garantindo a portabilidade dessas aplicações.
• Diminuição de custos com hardware, utilizando a consolidação de servidores.
• Facilidades no gerenciamento, migração e reaplicação de computadores, aplicações ou sistemas operacionais.
• Prover um serviço dedicado a um cliente específico com segurança e confiabilidade.


  • Desvantagens
Como desvantagens não pode ser descartada a perda de performance das aplicações de maneira geral. Outra desvantagem é que as máquinas virtuais consomem bastante processamento e memória, exigindo máquinas de mais desempenho e configuração mais sofisticada que custam mais caro.


Já informado o que é uma máquina virtual, quais são as suas vantagens e desvantagens. Vamos à prática. Instalando e usando uma máquina virtual. Eu conheço principalmente dois softwares de máquinas virtuais. VmWare e VirtualBox. Elas rodam em todas as plataformas (Linux, windows e Mac OS).

VirtualBox é um software open source de virtualização completa para a plataforma x86, mantido pela Sun, que agora é também Oracle. Está sob a licença GPL v2 (código fonte) ou licença PUEL (uso pessoal) para os binários.

Virtualização completa refere-se a um aplicativo capaz de rodar um sistema operacional sem modificações em um ambiente preparado, sobre o sistema operacional residente(host ou hospedeiro). Isto é possível graças a uma plataforma que intercepta alguns componentes de hardware e alguns recursos. O guest, ou sistema convidado, comporta-se como se estivesse rodando nativamente.

Algumas vantagens do VirtualBox:
• As descrições das máquinas virtuais ficam em um XML ;
• Pastas compartilhadas por diferentes máquinas (armazenamento centralizado). Comum em outras soluções;
• Suporta o protocolo RDP (Remote Desktop). Isto significa que qualquer máquina virtual rodando pode ser acessada por outro computador na rede. E a máquina virtual pode ainda mapear drive USB via cliente RDP;
• Disponível para várias plataformas: Windows, Linux, Solaris e OSX (Mac).

Para instalá-lo no Ubuntu Jaunty ou Intrepid, siga os passos abaixo(executados em terminal).
1. Adicione o repositório (/etc/apt/sources.list):

deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian intrepid non-free

2. Valide o repositório:

wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

3. Instale o VirtualBox 2.2:

apt-get install virtualbox-2.2



Boa sorte! E virtualize tudo!!!! Quem é bom faz ao vivo com 3 SO ao mesmo tempo!



Referências:

http://www.vmware.com.br

http://www.virtualbox.org/

http://www.xensource.com

http://info.abril.com.br/blog/zonalivre/

MANARA, Rosana. Virtualização de sistemas com VMWARE. Monografia 13 de dezembro de 2007.

GARLOFF, M. Virtualização. LINUX Magazine, São Paulo, n. 24, p 38-55, out. 2006.

Nenhum comentário: