8 de abril de 2009

Ubuntu.exe

Por Lucas Sabino

Pra que instalar software? É o que a Google prega. A tal da computação-nuvem, aonde o hardware importa pouco, pois, nada é totalmente instalado, uma vez que, todos os serviços são utilizados pelo enorme HTTP, pela grande web.

Hoje temos Offices da vida como o Google Docs, em que, você pode acessar, editar e até criar planilhas novas. Vemos streaming ao vivo. Eu mesmo, vejo muito mais televisão pela internet e pelo meu celular do que pela própria televisão. Depois vemos navegadores de internet com portabilidade. O firefox tem o seu portable que qualquer um pode levar em um pen drive (eu levo no meu um firefox, porque usar IE dói). Ou seja, a portabilidade hoje em dia é uma coisa muito útil e que todos usam de uma certa forma, e sem perceber.

No mundo Linux, temos a portabilidade do livecd (todo o sistema operacional roda pelo cd sem qualquer alteração no seu hd). Atualmente temos a grande comunidade Ubuntu que fez um "aplicativo" chamado Wubi. Esse aplicativo serve para facilitar a transição windows-linux. Ao invés de formatar, redimensionar as partições, definir escolher sistemas de arquivos, e etc, o usuário apenas executa esse wubi.exe e instala o Ubuntu na própria partição do Windows. Eu já fiz o teste e funciona bem.

Agora a Ubuntu quiseram facilitar mais... Você pergunta se isso é possível. Eu respondo nada é impossível para uma comunidade gigantesca como a Ubuntu. Pode levar tempo, porém eles conseguem.

Surge o chamado Portable Ubuntu. Agora temos mais uma forma de rodar Linux na nossa máquina de uma maneira fácil...fácil. Ele roda todo o ubuntu por um arquivo .bat.


Portable Ubuntu é um sistema, chamemos-lhe híbrido, que nos permite as funcionalidades do Ubuntu dentro do próprio windows. Isto é conseguido através de um kernel Linux modificado (coLinux) que permite assim uma execução nativa sem recurso a qualquer máquina virtual. Isto é conseguido fazendo uso dos serviços não só do coLinux mas também do servidor de ambiente XMing e do PulseAudio. Assim, e sem ter que recorrer a qualquer tipo de instalação podemos usufruir da maior parte das capacidades do Ubuntu. Não estejam à espera de algo com uma performance excepcional (tentei num desktop com 512Mb de RAM dá e sobra, isso é linux pelo amor de Deus). O sistema permite fazer quase tudo o que queremos fazer num Ubuntu "normal". O Aptitude não vem por omissão mas temos acesso ao apt-get.
Em termos de espaço o sistema não ocupa nem 2GB.

Não precisa de qualquer instalação e basta executar o programa após o download (será feita uma descompressão dos ficheiros) e em seguida ir à pasta respectiva e executar o
"run_portable_ubuntu.bat".

Página do coLinux aqui...
do Portable Ubuntu aqui...



Então, mudar/testar linux é mole. Não precisa fazer nada demais. Pode ser usar um livecd, liveusb, uma máquina virtual, wubi, e agora o Portable Ubuntu. E é o que eu acho, testar não arranca pedaço. Eu sou linuxista, mas testo produtos Windows e Mac OS. Porque nessa briga de SO quem ganha é o usuário, pois, daí é que saem as novas tecnologias.

2 comentários:

Chanely disse...

Bom o post Sabino.

Me add ai.

http://charap.wordpress.com/

Beijão
Cha

Lucas Sabino disse...

Obrigado!

você é a chanely da 4linux, certo?

vou add...