14 de fevereiro de 2010

Firefox e seus mano

Opa! Hoje o post é sobre o nosso grande brother Firefox. Uso muitos add para trabalhar, então o firefox é o cara! Comecei a usar o Chrome, ele é realmente rápido, mas ouviu umas histórias aí.. preferi tirar o dito cujo do meu Linux, além dele não ter add como o grande Firefox. Elaborei um pequeno artigo com alguns add realmente funcionais do Firefox. Go go go!


  • Firebug - É uma extensão para o Firefox que visualiza e verifica códigos HTML, CSS, Javascript.
  • NoScript - É um add que tem como função desativar scripts da página que você está navegando. Ajuda quando seu link é baixo e evita ataques tipo XSS Script, por exemplo.
  • FireFTP - Para que ter um software de FTP, se o grande FF já faz isso? O add FireFTP é capaz de upar arquivos para um servidor FTP. Obviamente que o download pode também ser feito por este carinha.
  • Cookie Watcher - Serve para visualizar cookies de sessão. Por exemplo você entra num site PHP e ele te dá um ID de acesso, esse ID/sessão aparecem na parte debaixo do navegador. Também funciona quando você tem um servidor web rodando com várias instâncias, aí você sabe qual instância te deu acesso.
  • FlagFox - Exibir uma bandeira do país de acordo com a localização do servidor de páginas e fornecer acesso rápido e detalhado da localização e informação do servidor.
  • Web Developer - Esse add é du mal! Ele tem tudo que eu programador web quer visualizar. Divs, CSS, Borders, style, formulários e etc.
  • Personas - Personas é um carinha que você coloca no seu firefox cuja função é mudar temas. Ao invés de baixar um monte de temas, o Personas faz isso pra você. Ele é um front-end de um Banco de Dados de temas que a Mozilla possui. Você clica e o Personas faz!
  • User Agent Switcher - Imagine visualizar uma página por todos os navegadores que existem. Muito trabalho né? Então use o User Agent. Com ele, você faz o Firefox visualizar uma página como se fosse outro navegador: IE 6, IE 7, IE 8, Opera, Chorme, Iphone e etc.
  • Foxy Proxy - Essa é muito útil. Especialmente pra mim que uso muitos proxies. Imagine um sysadmin que tem que acessar um site usando o proxy1, um site com um outro proxy e por aí vai. Teríamos que ficar mudando o proxy toda hora (que bagulho chato né?). O Foxy Proxy resolve isso. Você pode ter milhões de proxies configurados e mudar com uma combinação de teclas ou nem isso (se você configurar para que cada site use o proxy que você quiser). É simplesmente mágico.
  • FirePHP - O Firebug é focado em HTML, CSS, Javascript. O FirePHP faz isso + leitura de camadas e "tags" PHP.
  • Cache Viewer - Como visualizar o cache armazenado? No Firefox, você pode dar um about:cache. Mas, para quem gosta de mais frescura não é o bastante. então inventaram esse cache viewer. Ele é um carinha mais bonitinho que faz a mesma coisa. OBS: Eu ainda prefiro o about:cache. (Pra que eu quero ver cache bonitinho?)
  • Site Information Tool - Conjunto de técnicas para detectar aonde o host está localizado fixamente e mais algumas informações. Um monte de host, dig, whois, xwhois mais bonitinho.

Bom galera acho que essas são as úteis. Coisas que não servem para nada tem aos montes. Então é só procurar no Google que vai achar 50 coisas inúteis para 1 útil.

Abraços!!!!

Nenhum comentário: