14 de fevereiro de 2010

Firefox vs Chrome

Talvez pela influência do povão falando que o Chrome é bomzão, há 3 semanas deu uma doidera na minha cabeça e falei: Vou instalar essa bagaça do Chrome. Blz!

Vamos ao grande Google -> Search --> Chrome for Linux --> Click --> Download .tar.bz2 --> tar --> cat README --> ./configure --> make --> make install --> Fazer ícone na área de trabalho (pulei algumas coisas... mas, deixa pra lá).


Instalei. Blz! Pra minha surpresa o pessoal não estava exagerando, o bichinho era rápido mesmo. Um foguete! Até então trabalhando com os dois: Firefox 3.0 e Chrome 3.alguma coisa.


Três dias depois tive a curiosidade de saber porque o chrome é tão rápido. Aí li alguns textos falando das APIs e coisas de programadores que eu não entendo os termos 100%. E li que um cara tinha falado sobre o sucesso do chrome estar baseado em como ele trabalha com o cache. Como isso (cache) é uma coisa mais normal pra mim do que algorítmo e API de produção do software fui atrás disso. E achei que ele é bom mesmo nisso.

A Google liberou muito mais que o padrão (5MB) para cache. Estava configurado para guardar até 50MB de cache em disco. Aí eu falei: ah ra!!! Por isso essa bagaça é rápida, ele acessa tudo localmente com os milhões de caches. Fiz testes de acessar páginas não-google e sites que nunca tinha entrado e vi que o dito cujo não é tão bom assim.

Mas, tudo bem, ele ainda era rápido. rsrsrs. Uma semana depois, o bicho pediu atualização, eu falei ok, que venha o 4.0. Essa semana vem outra. Semana passada estava com o Google Chromium 5.0. Hoje desinstalei a bagaça. To cansado do aptitude falar preciso do update para o Chrome. Baixei o Firefox 3.6 e matei o Chrome. E fim de papo. Mesma velocidade do Chrome, mais customizado, mais melhor de bom em relação a coisas de rede, proxy e etc.



Ou seja, já testei. Mas, o Grande Brother Firefox sozinho ainda é melhor. Com os mano (vulgarmente conhecidos como add ou complementos) ele é insuperável.

Eu sou raposa!!!! Pede pra sair Chromium ou Chrome!!!!

Nenhum comentário: