30 de julho de 2010

Ubuntu, seu Aptitude e o Google Chrome

Bom noite caros leitores. Estou com ódio no meu coraçãozinho. Mais  uma vez a comunidade Ubuntu e a Google me decepcionaram.

Fui atualizar a máquina da minha mãe a qual utiliza um Ubuntu Karmic (9.10), até aí blz. aptitude update e blá, blá blá!



E tenho como resposta o seguinte log:


Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  firefox-branding{a}
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  firefox firefox-3.5 firefox-3.5-branding firefox-3.5-gnome-support firefox-gnome-support google-chrome-stable
  language-pack-gnome-pt language-pack-gnome-pt-base language-pack-pt language-pack-pt-base libfreetype6 python-gtkhtml2
  ubufox yelp



Agora.. vamos aos comentários. Vocês viram Google Chrome stable? Cara pra que que eu quero Chrome? Eu pedi alguém pra instalar isso? A comunidade Ubuntu simplesmente adicionou aos seus repositórios o Chrome e não dá a ninguém a liberdade de escolher ou não. 

Na realidade, depois eu reparei que aquele não era a instalação do Chrome porque o mesmo já havia sido instalado. Ou seja, eu atualizo a máquinas para atualizações de segurança e etc, e o Chrome é instalado sem eu perceber e o suporte a ele também.

Com isso a comunidade ubuntu está influenciando o usuário a usar Chrome. Na realidade ela obriga o usuário a instalar o chrome para ter outros updates também. Cadê a Filosofia Open Source?


Com certeza o Ubuntu está deixando de ser um GNU/Linux com todas as coisas magníficas do GNU/Linux. Está fazendo isto, talvez para entrar no mercado, porém acho que é um preço muito caro se transformar em Microsoft para entrar no Mercado. Se a Apple com toda a sua crise não se rebaixou a tanto, por que nós, do Software Livre, precisamos fazer isto para crescer, sendo que o Software Livre está crescendo cada vez mais?
Outra observação: O Google chrome poderia estar em algum repositório que o usuário não seja forçado a baixar como atualização. Está virando Microsoft? Lembrando que eu executei: aptitude update && aptitude safe-upgrade.  Não foi full-upgrade.

Será que o chrome deveria estar no safe? Acho que não.



Resolução do problema? Desinstalei o aptitude, porque toda hora ele fica apitando para eu atualizar e instalar o google chrome (como eu disse ótimo jeito de deixar o usuário escolher sim ou não - aparecer uma janela toda hora com "Sim" ou "Não". Sendo que os usuários clicam sempre "sim" sem ler. E se colocaram "não" na primeira, vão colocar "sim" na segunda porque enche o saco janela de update.



Sou das antigas graças aos meus eternos chefes Rodrigo Casita e Francisco Jen Ou. Eu ainda sou muito mais a favor da escolha pela navegador pelo próprio usuário, e a cima de tudo da liberdade em geral. Por que será que eu gosto de Debian e Gentoo? Simplesmente porque eles não seguem tendências; Eles focam à estabilidade do sistema além da sua segurança.

4 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente estamos observando uma crescente ditatura, se é que esse termo possa ser usado, a Google está presente em muitas áreas da computação, eu já chego a ter medo disso, é nos DNS, nas redes sociais, já até nos SOs, evito sempre pensar em conspirações, mas do jeito que as coisas andam...

No mais, bom blog, parabéns pelo conteúdo!

Lucas Sabino disse...

Obrigado caro Anônimo!

Eu também acho... e concordo em gênero número e grau o que vc disse...


Desfrute do blog...

Anônimo disse...

Jamais em uma atualização do Ubuntu fui obrigado a instalar o Google-chrome. E até onde eu sei, o Google Chrome não existe oficialmente nos repositórios do Ubuntu, eu mesmo tive que fazer o download manual no site do Chrome.

O que é disponibilizado no Ubuntu é o navegador Chromium, e não o Google Chrome.

Acho que você deveria ter revisto a cagada que você fez, e não deve dizer que não pode escolher o programa.

Como o Ubuntu estaria enfiando o Google Chrome pra você, se oficialmente ele não existe nos repositórios?

Lucas Sabino disse...

É rodrigão. Mas, eu fui por algum motivo.

Não sei exatamente o porquê que os repositórios google foram para na minha máquina.

Eu creio que seja porque uma vez eu instalei o picasa, mas isso não é razão para ele baixar o google chrome sozinho.... em atualizações.