Nesse artigo, irei demonstrar que a grande Microsoft já não é mais tão grande assim. Ela está sendo atacada por muitos lados.
Por: Lucas Sabino
Imagine se você fosse Steve Ballmer hoje (para quem não sabe Steve Ballmer é o atual CEO da Microsoft – e um parceirão do velho Bill Gates). Bill Gates pediu pra sair, passando a bola para Ballmer, que por sua vez, ainda consta nos relatórios de rh da empresa. Ballmer diz que pretende ficar ainda por mais 10 anos. Os problemas enfrentados pela Microsoft hoje são muitos. É uma relação quase interminável. Quando se tem muitos alvos e perde-se o foco, você é atingido por todos os lados. Foi isso que aconteceu com a Microsoft. Primeiro ela criou o Windows ou copiou da Apple. Beleza! Microsoft uma corporação com foco em computadores pessoais. Colocar um PC em cada casa era o lema da empresa, quase o slogan (slogan atual: Seu potencial. Nossa inspiração). E esse ideal eles conseguiram. Hoje “apenas” 1 bilhão de pessoas não tem acesso a computadores. Claro que é muito, 1 bilhão de pessoas, porém em comparação com toda a população, o “apenas” tem um valor justo. Na época da criação de empresas como Apple e Microsoft ninguém tinha computadores em casa. Somente universidades, centros industriais tinham capacidade financeira e intelectual para usar um computador, o mesmo era utilizado em linha de comando, em Unix. Espero que esse número tenda a aumentar, sou pró inclusão digital, mesmo que o windows seja instalado nesses um bilhão de sistemas. Enfim, 2009 – Microsoft com problemas e Steve Ballmer também. Quais são os problemas? Pergunta que você, meu caro leitor quer saber. Vamos ao que interessa:
- Windows Vista gerou grande insatisfação tanto aos usuários windows, quanto a outros que migraram para o sistema da Microsoft.
- A Apple ridicuraliza quem usa Windows e ganha participação no mercado, já que a microsoft não dá uma resposta. É só ir ao youtube.
- O iPhone é um produto incrível da Apple. O Windows Mobile está parado, nada de lançamento já tem um tempão. E a Apple inovando e chamando atenção com muito marketing, coisa que a Microsoft não faz.
- Xbox que nada. A Nintendo que fatura com seu espetacular Nintendo Wii, convenhamos que a jogabilidade é sensacional!
- As ações da Microsoft estão praticamente estagnadas há nove anos.
- Os programadores mais brilhantes e inovadores querem trabalhar em empresas como: Google e Facebook.
- Jovens não se sentem atraídos a estudar e trabalhar na Microsoft, como um dia foi foco, o sonho de qualquer jovem da década de 90.
- Ainda temos a Google querendo oferecer serviços que até então a Microsoft servia. “Word, Excel pra que? Use Google Docs” - o ataque da Google ao Office 2007.
- Windows 2008 – campanha de marketing maior que a do windows vista, porém o servidor 2008 é quase tão bom quanto o Vista (referência alguns amigos meus que trabalham com servidores windows 2008, e dizem que não tem nada de mais), e suas novas tecnologias... já existem nos servidores Red Hat e Debian há anos.
- Não consegue integrar sistemas. Sincronizar todos os seus produtos. A Apple fez isso muito bem com o iPhone. A Microsoft tem um monte de softwares chamados de Windows Live, muitos deles nem vem por padrão com o sistema. Teriam que vir. Se são softwares estáveis, com sucesso de público, deveriam vir pelo menos pré-instalados. Baixar Windows Live Messenger é o cúmulo.
- E como se não bastasse a intensa investida do Software Livre, do Linux. Tanto em servidores quanto em desktops. O número de ameaças é bastante principalmente do Software Livre. Geralmente quem vai pro Linux não volta para o windows, coisa que às vezes acontece com pessoas que migram para o Mac OS.
Então? É o bastante para qualquer um pedir pra sair não é??? Até o velho Bill pediu pra sair com o pretexto de se dedicar a seus projetos beneficientes. Que nada, quem acredita nisso??? Ele saiu porque sabe que não tem pra aonde correr. É muita pressão. Ele sabe que se a empresa não melhorar a sua forma de servir seus clientes vai perder todo o mercado conquistado. Ballmer poderia ir para o Caribe gastar toda a sua grana (que não é pouca. Na casa dos milhões, chegando a bilhões). Mas, por mais incrível que pareça ele continuará. Informou: “Irei ficar mais 10 anos na Microsoft”. Pergunta-se com tanto prejuízo, como a Microsoft sobrevive? Resposta: Licensas. Empresas ainda pagam fortunas pelo Windows 98, 2000, XP, além das licensas para servidores: Server 2000, 2003, 2008. A empresa está estável há tempos, e isso na área tecnológica não é muito bom. Claro que é importante temos receita armazenada, mas viver de licensas? Pelo amor de Deus. A Google tem uma receita que eu não faço idéia. Inovou demais com seu lema: “Simples e eficaz”. Ganhou bilhões, comprou um monte de empresas e hoje está muito melhor que a Microsoft. Pode ser até que a Microsoft tenha mais dinheiro, mas a Google está muito mais visada. Microsoft é uma empresa lenta. Não inova. Segundo Matt Rosoff, “a Microsoft é uma empresa conservadora que prefere não sair com novas tecnologias. Ela observa o que dá certo e faz um produto com a tecnologia que dá certo”. Isso é ridículo na minha opinião, uma empresa tem que inovar. Claro que existem as que inovam mais, as que investem mais em marketing, mesmo assim sou contra o Matt Rosoff. Acho que qualquer empresa tem que inovar, mesmo sendo a IBM. A Sun Microsystem que é uma puta empresa inova pra caramba. Está sempre criando novas linguagens, que por sinal, quem inventou a linguagem JAVA foi a Sun Microsystems. Ela também colabora com o projeto OpenOffice.org. Falando em OpenOffice, chegamos ao Sofware Livre. Quer algum projeto que inove mais nessa área que o Software Livre? São milhares de releases, atualizações de segurança, kernel atualizado, servidor x atualizado com novas versões do gnome ou kde. No Linux é muito mais rápido. Existem vírus para Linux? Claro. Poucos em comparação com os sistemas Windows e Mac OS. A solução desses vírus que não chegam em número nem à margem da casa do milhares, é a velocidade do suporte. A correção linuxista é muito rápida. Cerca de minutos. Enquanto correções da Microsoft e da Apple demoram meses...
Bom eu não gosto da Microsoft pela história e pela política que ela adota até hoje. Espero que com uma liderança melhor, ela sobreviva. Porém com uma ideologia diferente. Sendo um pouco mais flexível, um pouco mais aberta, fornecendo dados e informações aos usuários que hoje são bloqueadas. Enfim, espero sinceramente um crescimento. Porque os usuários merecem o melhor!
E que venha o Windows SEVEN!
Até galera!
Até a próxima