11 de janeiro de 2009

Apple e o Brasil

Por Lucas Sabino

Eu queria saber uma coisa...

Por que a apple odeia o brasil ?. Não que a apple odeie o brasil no sentido literal, mas pelo fato que eles lidam com o Brasil com descaso, o que prejudica seriamente os consumidores Brazucas. Um exemplo disto é que só existem 5 lojas oficiais para a revenda de produtos apple no Brasil!. Alem disto o Brasil é o País onde os Ipod e os outros produtos da Apple são mais caros em todo o mundo.

Qual será o objetivo disto? Será que eles acham que investir não vale a pena? Será que eles não acham que somos público para eles? Pode se até um argumento radical, mas tendo em vista as condições de compra de produtos Apple em outros paises, é o que me leva a pensar.

Um amigo veio a mim para contra-argumentar as afirmações acima. Segundo ele, a Apple não investe no Brasil porque o número de macfans é pequeno e a empresa não teria uma relação de custo-benefício muito lucrativa. Além disso, se a Apple aumentasse a produção dos ipods e iphones, a qualidade de ambos cairia drasticamente, assim como ocorre com os produtos da microsoft (só pra relembrar , foi meu amigo que disse isto - não significa que é de total realidade).

É com muito gosto que eu venho rebater os argumentos que dele e de outros caras. Pode até parecer a primeira vista que a Apple se daria mal em relação ao custo-benefício dos seus produtos aqui. Isto só aconteceria se ela não fosse a mestra em criar propagandas bem feitas.

Além do mais como ela poderia estimar tal coisa apenas se baseando em pesquisas de mercado, será que ela nunca pensou em fazer um censo? E em relação a queda da qualidade dos produtos, Por que as webcans e Fones de ouvido da microsoft tem são de otima qualidade mesmosendo produzidos em massa? E em relação aos macs qual é o medo? O sistema não é bem construido o bastante para se popularizar em larga escala?

Para resumir este … hum .. desabafo, eu gostaria de dar um conselho aos diretores da apple americana : pensem em como vocês podem conquistar o Brasil, vocês tem a capacidade de suprir a nossa demanda por boa tecnologia , então façam isso com dignidade e respeito, afinal, nós somos o Brasil.

Nenhum comentário: