23 de janeiro de 2009

Índios no Campus Party 2009

Por Lucas Sabino

Eu estava lá, e do nada, aparece uma tribo de índios. eu pensei: "e agora?? O que fazer??". Que nada. Os caras mexem até com linux, até em terminal de comando.

Anapuaka Muniz é da etnia dos Tupinambá Hã Hã Hãe. Não, não há erro de digitação e sim, demora um pouco para conseguir pronunciar o nome da etnia, mas é uma questão de se acostumar.

Ele e outros seis membros de sua comunidade indígena vieram de Pau Brasil, na Bahia, para a Campus Party. O principal objetivo de Anapuaka aqui é apresentar os projetos de inclusão digital étnica – conhecida como “Etnomídia” que desenvolve.

Segundo Anapuaka, Etnomídia significa produzir conteúdo pelo olhar dos próprios índios, com sua visão mais sensível, histórica e atemporal. “Que dure 200 anos e não apenas um dia”, como ele diz.

“Ainda somos novidade, mas agora as pessoas estão aceitando mais essa novidade. Já conseguimos nos apropriar das tecnologias, sermos protagonistas da nossa própria mídia. Já temos o poder de mostrar nossa própria imagem”, declara.

Criador do blog webbrasilindigena.org, parte do conhecimento adquirido e compartilhado na Campus Party vai ajudar Anapuaka a desenvolver ainda mais os trabalhos de criação de conteúdo em texto e imagem, além dos projetos de streamming de vídeo e TV on demand em sua comunidade. “Esses projetos ainda dependem de parcerias e patrocínios”, conta.

Anapuaka acredita que, no ano que vem, poderá trazer mais membros da Tupinambá Hã Hã Hãe e apresentar ainda mais o conteúdo que utiliza a tecnologia como ferramenta de preservação cultural, ambiental, social e política.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu pelo apoio e materia Abraços Awerê, Anápuáka Tupinambá hã hã hãe e demais parentes Indigenas a Sabinux