11 de janeiro de 2009

O Brasileiro, sua Preguiça e seu Sistema

De Lucas Sabino

Tenho um grande desafio nas mãos: conseguir ligar os assuntos tecnologia e humanas em um só. Tudo está conectado, os conhecimentos estão todos ligados. Não pode existir ilhas de conhecimento.

Muito tem se debatido sobre Linux versus Windows. Tenho lido uma enxurrada de textos e blogs criticando o Linux por ele não ser tão fácil como o Windows. Isso é questão de paradigma.

A Microsoft criou uma maneira fácil e muito intuitiva de usar o Windows. Parabéns a Microsoft pelo "seu" paradigma, que nem tenho certeza se é dela mesmo. Mas, na minha minha modesta opinião, o seu sistema operacional não oferece meios eficazes que torne o usuário um pouco mais inteligente.

Para você ter uma idéia, a maioria dos usuários do Windows conhece muito superficialmente conceitos básicos de computação mesmo sendo usuário por muitos anos. Isso é fato!

Mesmo que o usuário seja somente um mero usuário mesmo (usuário de orkut e msn), não é admissível mais que o ser humano seja tão superficial nas coisas. Não custa nada saber o que é um IP, o conceito de sistema operacional, o que é formatação etc...

Se você usuário comum acha que isso é besteira, continue pagando os seus "cinquentinha" para aquele "técnico" ligar a chave da sua fonte, que você esbarrou sem querer e seu computador não ligava mais, sendo que se você tivesse um mínimo de conhecimento era só apertar da mesma forma que você liga uma lâmpada... Nunca ligar uma lâmpada foi tão caro! Já vi história assim, acredite!

É muito fácil ganhar dinheiro com informática em cima de usuário que não quer saber nada sobre computador.

O paradigma do Windows é prejudicial para as pessoas, pois as tornam viciadas num método só de fazer as coisas. Torna o usuário o mais preguiçoso possível, e isso para o desenvolvimento de novos cérebros na área de computação é um desastre.

Estou cansado dessa história de deixar o Linux o mais parecido com o Windows!

O Linux não precisa chegar ao ponto de virar um "Windows livre" para os usuários do Windows. O Linux é para usuários que gostam do seu paradigma. Quem não está satisfeito com novas formas de fazer outras coisas continue usando o Windows.

A verdade é que o Linux machuca a zona de conforto de muitos até na área de computação...


2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é carioca, isso é verdade sim, mesmo eu não vou negar, porem não se esqueça que essa noção de simplicidade sempre foi a proposta da Microsoft, tornar tudo mais simples para que o consumidor perca o medo do computador e assim "colocar um pc em cada casa". Concordo que hoje em dia chegou a um ponto de certa forma ruim(lembra de min no 1 ano? XD), mas essa é a proposta deles, e assim eles vendem. E esta situação é admissível sim, tanto é que mesmo a "inclusão digital", é apenas para que pessoas que nunca mexeram com um pc virem os "usuários" em questão. Você não pode esquecer nós que gostamos do assunto, somos diferentes de pessoas que só usam o pc para "orkut e msn", por vezes as mesmas nem se interessam por descobrir mais, é ai que a "simplicidade" do Windows entra. Linux e Windows tem propostas diferentes, como tem mostrado o Linux serve para empresas, e o Windows como sempre mostrou, serve para residências.
Bom flw então cara, t+.
P.S.: Você ainda não mando as coisas que pedi no msn.

Anônimo disse...

Verdade. Parabéns pelo seu avanço (do 1ano pra cá)! Obrigado por ler e comentar.