16 de dezembro de 2009

As Tecnologias e inovações da década

Li um artigo na CIO Uol e achei legal compartilhar com vocês...

Ela diz respeito às tecnologias da década.


Quando se fala em evolução de tecnologias corporativas, os últimos dez anos parecem não ter tantas novidades quanto a década anterior. Ainda assim, a mudança do modelo de cliente-servidor para a web, dos sistemas proprietários e caros para os abertos foram algumas das transições marcantes do período.


Assim, ao observar a TI nesta década é relativamente fácil eleger as cinco tendências que mais contribuíram com a evolução do setor no ambiente corporativa. Vale destacar que essas tecnologias não foram inventadas nos últimos dez anos, mas todas elas ganharam espaço no mercado durante o período.



  • Linux

Se fôssemos batizar os anos 2000 com uma única tecnologia, o nome seria década Linux. O primeiro núcleo do sistema foi lançado em 1991, mas a adoção corporativa da plataforma foi definitivamente nessa década. O Linux não só abriu novas funções para o hardware x86 como também mudou a economia o desenvolvimento dos negócios de software para sempre.



  • XML

Primeiramente recomendado ao W3C em 1998, o XML não recebeu atenção até meados de 2002. Hoje, o sistema é o padrão universal para trocas de dados e documentos, possibilitando tudo: de integração de aplicativos corporativos aos feeds (RSS). Todos os grandes sistemas de gestão de bancos de dados afirmam ter a tecnologia XML “nativa”.



  • Virtualização de servidores

Em 2004, quando a tecnologia estava surgindo, a ideia de dividir um servidor em várias máquinas virtuais parecia mais um exercício acadêmico do que uso comercial, até que se percebesse que os servidores usavam um mínimo de desempenho alcançável. A virtualização de servidores foi uma das tecnologias mais rapidamente adotadas pelas empresas.



  • Aplicações ricas para a internet

Uma porção de tecnologias, incluindo AJAX e Flash, permitiu aos aplicativos web substituir aplicações em cliente-servidor nas empresas. Os programadores só tinham que evitar recursos específicos para um navegador: as novas versões dos aplicativos não precisavam de atualizações nos clientes – algo que, entre outros, proporcional crescimento aos serviços de softwares. A transição para a web também democratizou a programação, apoiando desenvolvimento leve com linguagens de script.



  • Área de armazenamento em rede

Blocos endereçáveis para transferência de dados entre vários sistemas de armazenamento contectados via FibreChannel foi uma novidade no início dessa década. Separar os dados corporativos e os colocar em sua própria rede de alta velocidade também reduziu as falhas críticas. Se os anos 80 foram a década do PC, e os anos 90 foram a década da internet, então o que faltou para os anos 00 foi uma tecnologia grande e única para definir o período.



Concordo piamente! Houveram grandes mudanças e bem importantes...

Nenhum comentário: