11 de dezembro de 2009

Como usar o DNS do Google no seu Windão

Saiu um monte de notícia por aí falando do Google Public DNS. Mas aposto que você não teve paciência de ler as instruções em inglês que ensinam a usar essa bagaça. É para essas e outras que existe esse blog.


O DNS do Google promete agilizar a navegação, convertendo os nominhos que você digita no navegador em endereços de IP. Para tanto, você pode colocar os números mágicos do Google dierto no seu roteador ou informar o Windows sobre a existência deles. As instruções a seguir descrevem os passos no sistema operacional (note que se você usa XP ou Vista, as etapas são praticamente idênticas).


Vá até o Painel de Controle e abra a Central de Rede e Compartilhamento (no XP chama Conexões de Rede) . Depois, clique sobre o item Alterar as configurações do adaptador. O tal do adaptador é representado pela conexão ativa que você usa, geralmente nomeada como “Conexão Local”.


Achou o danado? Então clique com o botão direito do mouse, escolha Propriedades e depois, na janelinha que aparece, selecione o item Protocolo TCP/IP Versão 4 e clique sobre o botão Propriedades. Agora é a hora de informar os endereços do Google Public DNS. Na aba Geral, digite 8.8.8.8 e 8.8.4.4 nos campos indicados pela frase “Usar os seguintes endereços de servidores DNS”.


Pronto! Agora reinicie a máquina e confira você mesmo se a promessa do Google é verdadeira. Se for, você vai navegar com mais velocidade. Se você não notar diferença alguma, tente usar os serviços do OpenDNS. Além de aumentar a velocidade no carregamento de páginas, ele traz opções bacanas como a correção de URLs e relatórios sobre a sua navegação.

Nenhum comentário: