11 de dezembro de 2009

Email criptografado

Você confia na rede da sua empresa para enviar e-mails confidenciais? Tem coragem de guardar mensagens com o número do seu CPF ou cartão de crédito? Acha que nunca ninguém vai acabar entrando na sua caixa postal? Se respondeu sim para alguma dessas perguntas, é hora de acordar para a vida e aprender a mandar e-mails criptografados.


Com apenas uma extensão para Firefox, dá para proteger o conteúdo das suas mensagens de forma simples e fácil. Não, sério mesmo. É só copiar o texto, por uma senha e enviar a mensagem codificada. Quem receber o conteúdo vai usar essa mesma extensão para incluir a senha e decodificar a mensagem.


A ferramenta é gratuita e chama-se Lock the text. Para usá-la, você seleciona o texto de qualquer caixa de texto (Gmail, Hotmail, Outlook, BOL, não importa...), clica com o botão direito do mouse e seleciona Lock the Text e depois Lock. Vai aparecer uma tela, em que você informa a senha (no campo “passphrase”) e cola o texto. Pronto, sua mensagem está 101% protegida da bisbilhotice alheia.


Quando seu amiguinho receber a mensagem criptografada, tudo o que ele tem a fazer é selecionar o texto (entre as palavras BEGIN e END), clicar com o botão direito do mouse e escolher Lock the Text e depois UnLock. Será preciso informar a senha que você definiu anteriormente.


Uma sugestão: para facilitar sua vida, você pode combinar pessoalmente com seus contatos mais frequentes de usar sempre uma mesma senha.

Nenhum comentário: